Outubro Rosa: NAPS Sooretama irá fornecer serviços durante a noite

Outubro Rosa - NapsTeve inicio no último domingo, 1º de outubro, uma das maiores campanhas de prevenção ao câncer, o Outubro Rosa. Até o final do mês, diversas atividades em todo o mundo alertam as mulheres, familiares e amigos sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Desde essa época, foram iniciadas ações voltadas à prevenção do câncer de mama, passando o mês de outubro a significar o período de conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce ao câncer de mama.

A secretaria de saúde de Sooretama realiza diversas ações para a conscientização do Outubro Rosa. A primeira delas é a disponibilização de alguns serviços durante a noite no NAPS Idalécio Sossai, no Centro, para que aquelas mulheres que não podem utilizar os serviços durante o dia também possam cuidar de sua saúde.

Os serviços disponibilizados serão a coleta de exames citopatológicos (preventivo) e testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites B e C. Os serviços serão disponibilizados em dias específicos em 03, 10, 17, 24 e 31 de outubro, sempre das 17h às 20h. Os agendamentos devem ser realizados na sala de saúde da mulher no próprio NAPS.

Comentar esta notícia