Notícias: Destaque

População de Sooretama já elogia decoração natalina na cidade

3Um clima natalino já está instaurado no município de Sooretama, é que a prefeitura municipal já está finalizando a decoração natalina da cidade. São milhares de luzinhas, muitas árvores, enfeites e figuras natalinas decorando a Avenida Vista Alegre e a Praça da Bíblia no Centro de Sooretama. A decoração foi organizada e montada com muito capricho pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, além do próprio prefeito Alessandro Broedel e da primeira dama Priscila Broedel que deram seus toques pessoais à decoração. Ao chegar na entrada do Centro da cidade os moradores e turistas se deparam com um lindo portal dando o clima do que poderá ser visto no restante da decoração.2

O prefeito Alessandro Broedel convida todos a participarem da inauguração oficial da decoração na próxima sexta-feira e destaca que além de embelezar e trazer o clima natalino para o município a cidade decorada fortalece o turismo e o comércio local. O prefeito diz ainda que essas ações resgatam a autoestima do povo sooretamense e dão força à vida cultural do município.

A inauguração acontecerá na sexta-feira, dia 24, a partir das 19h30min com a chegada do Papai Noel e a apresentação da peça teatral “O Acender das Luzes”. Ainda na sexta e também no sábado, dia 25, acontecerão cantatas e apresentações dos alunos da rede municipal de ensino e das crianças e adolescentes atendidos pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania.4

Nas redes sócias a população juntamente com comerciantes elogiam a iniciativa da administração em resgatar o espírito natalino no município através das decorações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Certidões de Nascimento, casamento e óbito terão mudanças a partir desta terça-feira (21).

F422F359572D71049B461DDD1683A3EEBC26_dddA partir desta terça-feira (21), as certidões de nascimento, casamento e óbito passam a ser diferentes. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mudou os registros que passaram a conter, entre outras coisas, o número do CPF. A intenção é a de que o documento se torne o número de identidade civil único.

Outra mudança é que os documentos passam a levar o termo “filiação” e não mais o termo “genitores”. De acordo com o governo, é possível o recém-nascido ter dois pais, duas mães, uma mãe e dois pais e assim por diante. O mesmo vale para casais que tenham optado por técnicas de reprodução assistida, como é o caso da barriga de aluguel e da doação de material genético. Todas as mudanças passam a valer em todo o Brasil.

Nas certidões de óbito, o lançamento de todos os documentos permitirá o cancelamento automático dos documentos do falecido pelos órgãos públicos, contribuindo para a diminuição de fraudes. Veja mais informações sobre as mudanças no site do CNJ: http://www.cnj.jus.br/files/atos_administrativos/provimento-n63-14-11-2017-corregedoria.pdf

Em setembro, o presidente Michel Temer sancionou a lei que muda as regras para registro de nascimento e casamento, que, entre outros pontos, permite que a certidão de nascimento indique como naturalidade do bebê o município de residência da mãe, em vez da cidade onde ocorreu o parto.

Defensores das mudanças nas regras de registro argumentavam que pequenos municípios não têm maternidades, o que obriga as grávidas a se deslocarem para outras cidades para darem à luz. Nesses casos, pode acontecer de o bebê ser registrado em uma cidade com a qual os pais não têm vínculo afetivo

 

Alerta de ventos fortes,queda de granizo e muita chuva em parte do Espírito Santo

chuvaFoi divulgado pelo  Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) um aviso meteorológico especial com alerta para o risco de temporal em parte do Espírito Santo, que vigora até hoje, terça-feira (21). O estado de atenção vale para a Grande Vitória e para as regiões sul, serranas e noroeste. Segundo o Incaper, nessas regiões há chances de ocorrer chuva forte, rajadas de vento e descargas atmosféricas. Além disso, não se descarta a ocorrência de granizo em alguns pontos.

Ainda de acordo com o instituto, o estado de atenção se refere ao risco de ocorrência de tempo severo durante as próximas 72 horas. No entanto, o Incaper recomenda o acompanhamento frequente da previsão, uma vez que as condições meteorológicas podem mudar no decorrer do prazo de validade do aviso.

Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil, para que os mesmos tomem as medidas adequadas, visando minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas.

 

Jovem é morto com Treze tiros

jaguaréNa noite do ultimo sábado, (18) um jovem foi morto com treze tiros. O assassinato aconteceu na Rua Projetada, no Bairro Seac,na cidade de Jaguaré.

A vitima não foi identificado e a policia diz que a motivação e a autoria do crime, ainda são desconhecidas. O caso será investigado pela Policia Civil.

Mulher e dois homens tentam arrombarem caixa eletrônico no centro de Linhares

caixaO Caixa eletrônico de uma agencia bancaria que fica na Avenida João Felipe Calmon no entro de Linhares,foi danificado por dois homens e uma mulher os suspeitos tentar arrombar o caixa na noite deste domingo (19º fato ocorreu por volta das 18 horas quando a central de videomonitoramento da empresa que cuida da segurança do banco percebeu a ação do trio e acionou a Polícia Militar. Quando os policiais chegaram ao local os suspeitos já haviam fugido mas os PMs perceberam que um dos terminais estava danificado.

Um vigilante que atua na segurança da agência teria sido acionado na manhã de ontem e ao chegar no local percebeu que um dos caixas estava ‘entupido’ impossilitando qualquer tipo de operação por clientes ou usuários da agência. O vigilante se dirigiu até a 16ª. Delegacia Regional de Linhares para prestar mais esclarecimentos as autoridades policiais. O caso será investigado pela Polícia Civil que também deverá solicitar as imagens do circuito de segurança para auxiliar nas investigações.

O Adeus a Luziane Sotheri “Ziane” Saiba onde acontece o velório

23755285_1761496180548808_7829309163125031132_n(1)Morreu na tarde deste sábado, (18) em uma unidade hospitalar de Linhares a funcionária pública de Sooretama Luziane Sotheri, conhecida por Ziane.

De acordo com informações de um familiar de Ziane ela acabou se envolvendo em um acidente no inicio da noite de ontem, (17) próximo à comunidade do Alegre na BR 101 e em consequência das lesões que sofreu houve a necessidade de uma intervenção cirúrgica, mas ela não resistiu e acabou vindo a óbito.

Há uma grande comoção no município de Sooretama,onde a mesma mora e trabalhava no Pronto Atendimento,(PA).O Velório acontece no Espaço Magestic no centro de Sooretama.

Arte no muro de escola em Sooretama

ArteNa ultima quinta-feira dia 17, os professores, alunos e voluntários da comunidade de Sooretama, realizaram um belo trabalho nos muros da escola João Neves Pereira. Imagens representando a diversidade cultural foram pintadas nas paredes trazendo vida e cor ao muro que antes era cinza e sem graça.

A ação faz parte do projeto “Diversidade Cultural – A Cara do Brasil” desenvolvido na escola em celebração a semana da Consciência Negra. O objetivo é mostrar aos alunos e a toda a comunidade em geral a miscigenação racial e cultural do nosso povo, passando a mensagem do quão rica é a nossa cultura e de como devemos respeitar a todos.

Sooretama esta nas finais regionais da Copa A Gazetinha

gazetinhaO Município de Sooretama está disputando a Copa A Gazetinha com equipes formadas por crianças e adolescentes do Projeto Campeões de Futuro implantado pelo Governo Estadual e desenvolvido nos municípios capixabas. Sooretama se inscreveu nas categorias Sub 11, Sub 13 e Sub 15, disputando jogos em diversas localidades da região. Dentre as categorias disputadas as equipes do Sub 11 e do Sub 15 se classificaram para as finais regionais e agora disputam vaga nas finais gerais.

O Secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer Cleidson Carminati destaca que muitas foram as dificuldades encontradas pelas garotada durante a jornada, mas com garra e determinação eles buscaram o objetivo que era a classificação. O Secretário afirma ainda a importância do projeto Campeões de Futuro: “a descoberta de talentos está intimamente ligado às bases esportivas, e o projeto lançado pelo Governo Estadual e apoiado pelo nosso prefeito Alessandro Broedel tendem a lapidar e formar profissionais mais aguerridos e comprometidos, seguindo ou não a carreira esportiva”. As finais acontecerão no sábado, dia 25 de novembro.

Plano de Assistência Familiar chega a Sooretama

marceloA dor da morte não tem preço, mas o funeral tem, e pode custar bem caro. Planos funerários é uma alternativa recomendada para evitar o pagamento de valores abusivos em um momento de fragilidade, por mais frio que pareça planejar os custos da morte.

Plano funeral é um investimento seguro e certeiro. Como qualquer outro serviço, quanto mais planejado o enterro, mais barato custa.

Você pode fazer um plano para si mesmo ou para sua família, pagando um valor fixo por mês. A cobertura paga despesas como, traslado do corpo, velório, sepultamento, serviço completo de arranjos, arrumação do seu ente querido, que, sem o plano, podem custar entre 1.800 e 5.000 mil reais.

Chegou à cidade de Sooretama o PLANO DE ASSISTENCIA FAMILIAR, para garantir toda segurança e conforto as famílias, neste momento tão indesejado e inesperado que sempre pega a maioria das pessoas desprevenidas financeiramente. O Plano de Assistência Familiar tem mensalidades a partir de R$ 15,00 e lhe dá toda segurança, cobertura e conforto para sua família. Faça contato conosco e um represente do Linhares PAX irá a sua residência lhe dá todas as informações.

Contatos – 27 – 99978-1195 / 27 -99978-0440 / 27 – 999781197 e 27 31511752.

Prefeitura de Sooretama vai distribuir kit escolar e até tênis para alunos da rede municipal de ensino

ssO ano letivo de 2018 vai iniciar de forma diferente para os alunos da rede municipal de ensino de Sooretama. A Prefeitura irá disponibilizar para todos os alunos do município kits escolares compostos por uniforme completo, tênis, mochila e material escolar. Serão contemplados os alunos da educação infantil, do ensino fundamental, do Projeto Viva e do EJA – Educação de Jovens e Adultos.

O uniforme distribuído a cada um dos alunos será composto por duas bermudas, duas camisetas com manga, uma camiseta sem manga para educação física e um tênis. Cada aluno também receberá um par de tênis e uma mochila personalizada. Os kits de material escolar variam de acordo com as idades e turmas de cada aluno e os componentes de cada conjunto você pode encontrar nas imagens abaixo. Os uniformes e materiais escolares serão entregues aos alunos no primeiro dia letivo de 2018.

O design do novo uniforme escolar e inspirado nas cores do brasão do município, onde o verde representa as nossas matas, o vermelho representa o café, e o amarelo representa nossa fruticultura. Os alunos do ensino infantil receberão o kit com o tênis vermelho e a mochila nas cores do brasão do município. O kit dos alunos do EJA e do Ensino Fundamental é composto pelo par de tênis preto e a mochila também preta personalizada.

O prefeito Alessandro Broedel destaca o esforço da administração municipal para que esses materiais pudessem ser distribuídos a todos os alunos do município. Encontramos a Prefeitura cheia de problemas financeiros e administrativos, mas com muito trabalho e organização conseguimos fazer com que nosso planejamento estratégico pudesse acontecer de forma concreta. Dentro da missão da Prefeitura o desenvolvimento social por meio da educação é um de nossos pilares, daí a importância de proporcionar mais qualidade para os alunos.